segunda-feira, 19 de agosto de 2019

POR QUE ALUNOS FALAM TÃO ALTO QUANDO ESTÃO AJUNTADOS?

É uma questão física, não de mal comportamento.

Imagine uma situação hipotética:

Temos na cidade uma praça que tem quatro palcos para shows.
Num determinado evento coincide de termos quatro bandas tocando ao mesmo tempo. Elas começam tocando baixo, mas com o tempo uma atrapalha um pouquinho a outra.
A banda se sentindo incomodada, levanta um pouquinho o volume. A banda do outro lado faz o mesmo e toca um pouquinho mais alto.

Alguém chega de fora e se assusta da intensidade em que todas as bandas tocam. Sem se aperceberem foram elevando a intensidade (volume).

Numa sala de professores acontece o mesmo. Numa mesa comprida estão vários professores conversando. Num determinado momento coincide que mais de um grupo está animado e fala um pouquinho mais alto. Sem se aperceberem, outros falam um pouco mais alto para serem ouvidos. Quem chega de fora se assusta: Ei! por que estão falando tão alto?

Faça um teste:

Junte oito pessoas. Quatro ficam de costas uma para outra. Outras quatro ficam de frente para cada uma destas. A ideia é que haja quatro pares de pessoas com quatro assuntos diferentes! Poderiam contar até cem.
Começam ao mesmo tempo e falam bem baixinho. As que estão para o lado de fora do circulo dão um passo para trás e falam um pouquinho mais alto.
Como as outras três duplas atrapalham o dialogo da dupla a tendencia é falar um pouco mais alto. Em muito pouco tempo todos estão quase gritando.

Por fim, pegue um grupo de trinta crianças. Oriente para que cada criança vire para seu colega ao lado e converse bem baixinho. O efeito acontecerá, às vezes devagarinho, mas de uma hora para outra há uma aumento surpreendente de intensidade. É incrivel! O cérebro de cada um não percebe. Mas quem está fora nota!
Só que, professores de fora, podem dar uma bronca achando que as crianças estão sendo mal educadas, falando tão alto por que querem, como se fosse uma coisa consciente.

Garanto que quando os professores se juntam, acontece o mesmo. É física! 

INICIO

J á na infância, acabamos descobrindo que não existe Papai Noel. Depois descobrimos que Jes...