quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

UMA ESCOLA IDEAL

“Escola demais faz mal às crianças”, garante psicólogo português


 
Rita:Existe a escola ideal? Se sim, como ela seria?
: Não existe, nem precisaria existir. Seja como for, uma escola amiga do conhecimento e das crianças será:
.Uma escola onde as aulas serão, sobretudo, de manhã (porque somos animais cujos ritmos biológicos nos tornam mais perspicazes e mais inteligentes de manhã)
.Uma escola onde as aulas terão entre 45 e 60 minutos e, em vez de serem expositivas devem ser, sobretudo, participadas
.Uma escola onde os recreios tenham entre 20 e 25 minutos, e sejam cobertos e adequados (porque brincar não é uma atividade de primavera/verão mas de todo o ano) e onde se possa correr e brincar.
.Uma escola onde todas as disciplinas tenham o mesmo valor e onde não haja disciplinas de primeira (como a matemática ou o português) e disciplinas de segunda (como a educação física ou a educação musical)
.Uma escola onde não haja turmas de bons alunos e turmas de alunos banais
.Uma escola onde nunca se sossegue até se descobrir o que é que cada aluno tem de singular (e que represente uma mais valia para toda a escola) e qual é a sua necessidade educativa especial
.Uma escola que recomende que se brinque todos os dias, porque brincar é um patrimônio imaterial da Humanidade e quem não brinca não pensa nem aprende
.Uma escola com mais criatividade e menos repetição
.Uma escola menos amiga dos trabalhos de casa
.Uma escola onde haja mais cooperação entre professores e família
.Uma escola que acarinhe a autonomia e a pesquisa das crianças e onde não se incentivem as explicações ou aulas que se multipliquem
.Uma escola com mais direitos à dúvida e aos erros
.Uma escola onde os alunos faladores tenham um quadro de honra, porque eles são um patrimônio fundamental da escola pela forma como interpelam e dão à escola a oportunidade de se repensar
Autora: Rita Lisauska

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